2021: Cachorro Saudável o ano todo

19 dez, 2020

2021: Cachorro Saudável o ano todo

2020 está sendo dureza, muita coisa triste aconteceu, mas para muitos de nós, dog lovers, tivemos a oportunidade de ficar mais tempo em casa com nossos cachorros. Vou tentar compartilhar algumas das minhas experiências, de anos cuidando de cachorros e dar algumas dicas para fazer um 2021 mais feliz e confortável para você e seu cachorro. 

VERÃO 

Aqui no Brasil o verão pode ser a estação mais perigosa para seu cachorro e alguns erros podem ser fatais. Três coisas super importantes para ter em mente durante o verão:

  • Cachorro hidratado;
  • Cachorro fora do sol e fontes de calor;
  • Cachorro ventilado.

3 Mitos de Verão

1o Mito: Tosar para manter seu cachorro fresquinho.

Este é o mais perigoso dos mitos. Muitas pessoas pensam que tosar o cachorro no verão os manterá mais frescos durante o calor. Errado! Na verdade a pelagem do seu cachorro é o que o mantém protegido do calor e dos raios solares. Um cachorro tosado fica com a pele exposta ao sol, que a natureza sabiamente protegeu com a pelagem (ou você acha que os lobos na floresta vão ao barbeiro?) Uma pele exposta pode levar ao superaquecimento do seu cachorro, queimaduras de sol e até a câncer de pele. 

Ao invés de tosar o seu cachorro, escove-o, não deixe pelos embolados, assim o ar circula com mais facilidade mantendo seu cachorro mais fresquinho e protegido.

2o Mito: Cachorros regulam sua temperatura com o suor.

Errado! Cachorros só suam pelas patinhas, e não é grande coisa para refrigerar o seu corpinho, por isso eles ficam mais ofegantes para que o ar circule e refrigere seu corpo, mas se o ar ambiente for quente demais, aí você tem um problema.

Mantenha sempre seu cachorro fora do sol e com bastante água filtrada e fresca acessível. A água fresca irá ajudar a refrigerar seu cachorro, porém água morna não vai ajudar em nada, verifique para que a água esteja sempre bem fresquinha e limpa.

3o Mito: Molhar o cachorro o deixará mais fresquinho.

Nopes! Pode até parecer uma boa idéia a princípio, afinal quando estamos com calor uma boa ducha gelada ajuda, mas não funciona assim com cachorros e suas pelagens, mesmo que a pelagem externa pareça seca a segunda pelagem pode estar molhada e bloqueando a circulação de ar. Lembre sempre: circulação do ar na pelagem é essencial para um cachorro fresquinho. 

Brincou na água ou foi nadar seque e escove bem o seu cachorro. Faça o ar circular sem obstruções pela pelagem.

DICAS:

É uma boa idéia deixar uma toalha molhada e geladinha para ele deitar. 

Veja aqui algumas receitas de petiscos de verão para deixar seu cachorro bem fresquinho.

A dieta da GREEN BUDDY muda a cada estação e ajuda o seu cachorro a ficar fresquinho, leve e hidratado. Cães obesos e com sobrepeso tem muito mais dificuldade se se manterem fresquinhos durante o verão.

OUTONO

Estação das Pulgas e Carrapatos 

Segundo a Universidade de Rhode Island, depois de um verão ensolarado os ares mais frescos do outono podem trazer uma infestação de pulgas e carrapatos dependendo de por onde seu cachorro passeou e estas podem durar por todo outono e inverno. 

https://tickencounter.org/faq/seasonal_information

Adeus pulgas com Vinagre de maçã.

Pulgas não gostam de cachorros com Ph balanceado, o vinagre de maçã cria um um ambiente mais ácido por fora e mais alcalino por dentro e isso é um sucesso contra a estação das pulgas!

Dê para seu cachorro 1/2 colher de chá (para cada 10kg do peso) além de balancear o Ph o vinagre de maçã contém vários nutrientes, vitaminas, ácidos e potássio. 

Dica: Verifique o ph da urina do seu cachorro, você pode usar uns testes de farmácia, o ideal é estar entre 6.2 e 6.5. Faça isso antes de adicionar o vinagre de maçã na água ou comida do seu cachorro.

Spray anti-plugas de Vinagre de Maça

Com esta receita super simples e natural você faz com que a pele e pelo do seu cachorro se tornem um ambiente inóspito para as pulgas. 

O que você vai precisar:

  • 120ml de água morna;
  • 180ml de vinagre de maça (orgânico de preferência);
  • 6g de sal marinho ou sal rosa do Himalaia;
  • 1 borrifador pequeno de 300-400ml.

Modo de usar: coloque todos os ingredientes no borrifador agite bem e borrife sobre a pelagem do seu cachorro e pela barriga. Tome cuidado e não borrife nos olhos ou feridas abertas.

Passear, correr e brincar!

Esta é a temporada ideal para se exercitar com seu cachorro, o calorzão está indo embora os dias e noites estão mais frescos. Crie o bom hábito de longas caminhadas com seu cachorro tente andar com ele pelo menos uma hora por dia. Isso irá diminuir o nível de stress e a possibilidade de doenças autoimunes.

Temporada das abóboras

Abóboras são ótimas para ajudar seu cachorro a ficar hidratado e livre de vermes durante o outono e inverno. As abóboras tem grandes quantidades de aminoácidos (cucurbitacin) usados para expelir parasitas caninos e de ruminantes nos tratamentos de vermes.

Se o seu cachorro ainda come ração seca, só podemos lamentar… Rações são pobres em umidade e muitos cachorros não são fãs de ficar bebendo água, muito menos no outono e inverno. Isto quer dizer que uma hidratação extra nas refeições é muito importante e a abóbora pode adicionar a hidratação que seu cachorro precisa. 

INVERNO

Diferente dos países do Norte, o inverno no Brasil é bem mais ameno que nos dá a oportunidade de continuar nos exercitando com nossos cachorros durante a estacão mais fria do ano, mas alguns cuidados precisam ser tomados. Estes serão meses que ficamos mais preguiçosos e acordar cedo para uma caminhada ou até mesmo uma corridinha com nosso cachorro pode ser difícil, mas lembre sempre que o verão vem aí, e assim como o inverno é implacável para nossos amigos no norte do mundo o verão é inclemente aqui. Esta é a hora de colocar um tênis e exercitar ainda mais. Seu cachorro não terá melhor oportunidade no ano. 

Não engorde seu cachorro no inverno (nem nunca). 

Regule as calorias, se ele estiver mais preguiçoso nos dias mais frios ele precisará de menos calorias que o normal.

Não alimente demais o seu cachorro, ele pode até precisar de mais calorias mas não de uma capa de gordura. Alimentos integrais de alta qualidade, de preferência uma dieta à base de proteínas de qualidade, ajudam a garantir um pelo saudável e boa energia para os meses frios do inverno. 

PRIMAVERA

A natureza tem seus ciclos e na primavera tudo se renova é nosso dever como donos de cachorros ajudar neste processo de renovação. E os três meses da primavera devem se concentrar na limpeza e suporte do corpo através dos sistemas: hepático, imunológico, cardíaco e digestivo.

Vegetais com folhas verdes como couve-flor, rúcula, alface romana, couve, espinafre e agrião contêm clorofila que se adere a toxinas e metais pesados, transportando-os para fora do corpo. O agrião é uma potência do sistema imunológico rica em beta-caroteno, vitaminas B, C, cálcio e ferro.

Vagem, couve flor, brócolis, abobrinha, aspargos e alfafa são excelentes adições à dieta da primavera. Altos níveis de folato, vitamina C, E, potássio e glutationa nos aspargos tornam este caule verde um poderoso desintoxicante. Os aspargos vêm em variedades brancas, roxas e verdes que apoiam os rins, o fígado e o sistema digestivo. 

Cozinhe levemente aspargos no vapor, você pode comer a parte de cima e dar o caule para seu cachorro. Vocês terão uma refeição saudável e a companhia um do outro. 

DICA ESPERTA! Deixe a GREEN BUDDY se preocupar com tudo o que seu cachorro irá comer em todas as estações do ano. Levamos tudo em consideração, peso ideal exercícios físicos, condições climáticas e o que é mais fresco e nutritivo em cada estação para que seu cachorro tenha uma alimentação balanceada e uma vida plena.

Green Buddy – Best dog food ever!

Nós acreditamos que todo cachorro tem que comer o que a natureza tem de melhor.

Em 2010, nos Estados Unidos, iniciamos uma série de pesquisas na Colorado State University e chegamos a conclusão que uma variação saudável de alimentos frescos é a melhor forma de preservar a saúde dos nossos cachorros. 

A partir destas pesquisas desenvolvemos uma dieta semanal que muda a cada estação do ano. Todos os dias seu cachorro pode comer algo diferente do dia anterior e na passagem das estações novas receitas entram no cardápio com novos nutrientes aproveitando o melhor da natureza em cada estação.

Nosso serviço é uma assinatura mensal de alimentação natural para cães, você paga por mês e recebe toda a semana na porta da sua casa tudo o que seu cachorro precisará comer na semana. Tudo isso com um super acompanhamento de veterinários especialistas em nutrição.

Saiba mais aqui.

Se você curtiu este post, por favor, compartilhe com todo mundo! Compartilhar é a melhor forma de ajudar.

Lio Volino

Green Buddy Founder & Blogger. Formado pela UFMG e FGV, mora em São Paulo/SP, ama cachorros, gatos e ornitorrincos. Cansado de perder seus cachorros para o câncer decidiu fazer alguma coisa a respeito.