5 fatos assustadores sobre o que o seu cachorro anda comendo

9 ago, 2016

5 fatos assustadores sobre o que o seu cachorro anda comendo

assustadores-5-2

60% dos nossos cachorros estão obesos. 46% morrem de câncer. Doenças do coração, rins e fígado estão em uma escala epidêmica e desenfreada. Como nós, cães são o que eles comem. Você pode salvar seu cachorro de muito sofrimento, além de economizar uma fortuna com veterinários, aprendendo mais sobre a dieta do seu cachorro. Aqui vão 5 fatos importantes que você provavelmente não sabia sobre o que seu amigão anda comendo:

1 – Ração é “Fast Food”

Comidas altamente processadas os fast foods (Hambúrguer, batata frita, pizza…) e dietas ricas em gorduras e carboidratos pobres são a maior causa dos problemas de saúde nas pessoas. Isso você já sabe, certo? E por que isso seria diferente com nossos cachorros? Somente os fabricantes de ração pensam que este “nonsense” faz sentido! Cachorros e humanos compartilham 75% da mesma estrutura genética e temos necessidades nutricionais semelhantes.

O que fazemos com a nossa saúde, quando nos enchemos de fast food, é o mesmo que fazemos com nossos cachorros quando os enchemos de ração. Mas eles não têm escolha ou eles comem a ração ou não comem.

2 – Ingredientes nada “Premium”

Rações de cães e gatos podem legalmente conter carne“4-D” ou como chamamos no Brasil, subprodutos. Em outras palavras carne de um animal que morreu ou estava morrendo antes do abate, podendo estar doente ou debilitado.

Outro ingrediente que mais aparece nas rações é o milho. Infelizmente esse milho não é aquele milho fresco e maravilhoso que comemos com uma manteiguinha. Estou falando de farelo de milho, barato, transgênico ou milho reprovado para o consumo humano porque excedeu o nível de contaminação de pesticidas. Se só isso não bastasse, milho é de alta frutose e óleo, não espanta termos tantos cachorros obesos e diabéticos.

Ok! Vamos a receita das trevas: adicione a carne de um animal doente que morreu atropelado, com grãos de milho envenenado por pesticidas, junte tudo no caldeirão e teremos a saúde debilitada dos nossos pets. Leia as embalagens, parece roteiro de filme de terror.

3 –  “Cachorro só pode comer ração!” Pura mentira!

Imagine que você seja obrigado a que comer milho, gordura rançosa e “subprodutos de frango”, todos os dias, pelo resto da sua vida esta mesma comida, com um mix de vitaminas e minerais pobres que seu corpo mal absorve. Imaginou? É isso que a maioria dos cachorros no mundo comem.

Especialistas em nutrição por todo o planeta vem nos pedindo encarecidamente para comermos uma maior variedade de alimentos frescos a fim de termos mais saúde e evitarmos alergias alimentares. E por que isso não pode se aplicar para nossos pets?

Não há motivo, cachorro também deve variar a sua dieta. Mas isso não pode dar uma reviravolta gastrointestinal? Num primeiro momento, sim. Isso acontece porque nossos cachorros são debilitados nutricionalmente, o que é um sinal que precisam variar mais.

Depois de um tempo comendo uma alimentação natural e ter seu sistema digestivo em ordem seu amigão poderá comer alimentos saudáveis e diferentes todos os dias.

4 – “Completa e balanceada” Hmmmm…

Quando você lê “completa e balanceada” quer dizer que a comida atende um padrão mínimo e teórico das necessidades nutricionais de um cachorro normal. Na maioria das vezes os testes são feitos apenas com a ração mais vendida, para um pequeno número de cães, durante um curto período de tempo. Não existem testes de longo prazo para que um produto seja lançado, porque muitas vezes não é financeiramente viável ou existem prazos já estipulados para o lançamento do produto. Somando aos baixos padrões de regulamentação ao longo do tempo não se pode dizer se é ou não completa e balanceada.

5 – O que é saudável para você pode ser saudável para seu cachorro!

A pesar de tudo o que você já escutou de amigos, de alguns veterinários e de todas as propagandas de ração sobre o que é saudável para o seu cachorro. No fundo você sabe que uma alimentação fresca e natural é melhor para todo mundo. Alimentação natural não faz mal para cachorros (só para os fabricantes de ração).

Os mesmos ingredientes frescos e saudáveis que você e eu queremos em nossas mesas podem ser oferecidos para nossos cachorros, é claro que com algumas modificações, nada complicado, não é nenhum transplante de cérebro. O importante é saber o que é proibido como: chocolate, cebola, uva e uva passa e ir com cuidado com os carboidratos, evitar trigo e principalmente milho e nunca dar nenhum osso que tenha sido cozido (pode machucar pra valer seu amigão).

Além do seu cachorro ficar muito mais bonito e saudável, uma alimentação natural vai te economizar rios de dinheiro com veterinário no futuro e o mais importante, vai evitar muito sofrimento para seu fiel amigo.

Lio Volino

Green Buddy Founder & Blogger. Formado pela UFMG e FGV, mora em São Paulo/SP, ama cachorros, gatos e ornitorrincos. Cansado de perder seus cachorros para o câncer decidiu fazer alguma coisa a respeito.

2 comments

  1. […] Leia mais sobre isso aqui: 5 fatos assustadores sobre o que o seu cachorro anda comendo. […]

  2. Scary!!!

Leave a Reply

*