Chia! Bom pra cachorro!

6 set, 2016

Chia! Bom pra cachorro!

chia-bom-pra-cachorro

Quando alguém fala “Chia” a primeira coisa que vem a cabeça é uma chaleira… (Ou uma música do ABBA…) Mas o que muita gente não sabe é que Chia é um super alimento! Tanto para nós humanos, quanto para nossos cachorros. Se tem um alimento que pode ser chamado de “Superfood” é a Chia.

Chia ou Salvia Hispanica, é também conhecida como “a cultura esquecida”. Domesticada em 2600 AC, a Chia é uma planta nativa do Sul do México e América Central. Foi cultivada pelos Maias e Astecas, era um dos principais alimentos de suas dietas diárias e foi até usada como moeda de troca. Guerreiros Astecas, em suas longas jornadas, eram sustentados apenas com uma colher de sopa de Chia por dia que lhes dava energia e resistência para as batalhas.

Naquela época, a capacidade da planta de aumentar a resistência (stamina) e energia durante longos períodos, suas sementes eram consideradas como algo mágico. Devido ao seu elevado valor nutricional, a Chia tornou-se uma semente sagrada entre estas civilizações antigas, sendo usadas em cerimônias religiosas e oferecidas aos deuses.

Parente da família da hortelã, existem duas variedades: Branca e Negra. Óleo de Chia é um componente de muitas pomadas devido a suas propriedades emolientes. Cada semente contêm 23% de proteína, 34% de óleo, 25%  de fibras e não contém glúten, potente o suficiente para evitar infecções. É uma excelente fonte de vitaminas do complexo B  e além disso tudo, são carregadas de ácidos graxos Omega 3, 6 e 9!

Agora liga pro dentista! Seu queixo vai cair de vez! Duas colheres de sopa de Chia tem 3 vezes mais Omega 3 e ácidos graxos do que um salmão!

Omega e Ácidos Graxos

Omega 3 é importante para balancear tanto o Omega 6 como os ácidos graxos, promovendo a saúde: 

  • Células
  • Sistema imunológico
  • Pele e Pelagem
  • Articulações
  • Desenvolvimento e manutenção do cérebro
  • Desenvolvimento e manutenção dos olhos
  • Crescimento
  • E também reduz inflamações!

A cada 100g de chia podemos ter até 34 gramas de fibras. O aumento de fibras ajuda muito quando nosso amigão não consegue ir ao banheiro para um número 2. Mais fibras aliviam a constipação, geram regularidade intestinal e ajudam na perda de peso daqueles com excesso de fofura.

Resistência, perda de peso e controle de diabetes em um só pacote!

A Chia pode absorver 10 vezes o seu peso em água e produz um gel que pode ser consumido. O ideal é que seja deixada de molho pelo menos por 8 horas para produzir o gel. Este gel desacelera a conversão de hidratos de carbono em açúcares, mantendo os níveis de açúcar estabilizados e gerando altos níveis de energia. Ao fazer isso, a chia ajuda a manter as funções normais de insulina, regula o açúcar no sangue e a tolerância à glicose. E como um bônus: a chia desacelera a digestão, fazendo o organismo absorver totalmente os nutrientes e manter seu amigão saciado por mais tempo!

Ao combinar a chia com uma alimentação natural saudável, com os níveis certos de proteína animal, carboidratos de baixo índice glicêmico e vegetais, você blinda o seu cachorro contra diabetes ou a mantem sobre controle.

E mais ainda…

Chia tem mais cálcio que leite, mais ferro que espinafre, mais magnésio que brócolis, é anti-alérgico, e uma excelente fonte de fósforo, potássio, cobre e zinco!

Algumas conveniências

Você pode guardar a chia por um bom tempo porque ela dura muito!

Não tem gosto ou cheiro e até o cachorro mais exigente nem vai notar!

Só um pouquinho ajuda um montão! Apenas uma colher de chá para um cachorrinho ou duas para um cachorrão, diariamente já faz uma grande diferença, sem precisar gastar rios de dinheiro!

Cuidados

Se for dar a chia pura, lembre sempre de deixar a chia de molho, de um dia para o outro, até que ela libera o gel. E ao cozinhar junto com a AN sempre adicione 1 xícara a mais de água para cada colher de sopa de chia.

O que você esta esperando pra acrescentar Chia na dieta do seu amigão!? Hein!? Hein!?

Se você curtiu este post, deixe um comentário, mas principalmente compartilhe e ajude outras pessoas a se conscientizarem de que cachorros também precisam de uma alimentação saudável.

 

Lio Volino

Green Buddy Founder & Blogger. Formado pela UFMG e FGV, mora em São Paulo/SP, ama cachorros, gatos e ornitorrincos. Cansado de perder seus cachorros para o câncer decidiu fazer alguma coisa a respeito.

11 comments

  1. Muito obrigado! Artigo interessante, bom saber desse benefício tbm para eles.

    • Oi Celeste! Que bom que você gostou! Estou preparando uns artigos novos para o blog! Se cadastre ou siga nossa página no Facebook e você vai estar sempre por dentro das nossas publicações.

  2. Olá muito bom o artigo.
    Mas precisa triturar a semente ou não?

    • Olá Rosangela! Obrigado! Fico feliz por ter gostado!
      Geralmente, eu compro a farinha de chia que já vem triturada, custa 1-2 reais a mais do que as sementes, você pode triturar no liquidificador ou Thermomix. Você deve deixar, as sementes ou a farinha, de molho de um dia para o outro e consumir o Gel.

      Na nossa AN, nós usamos parte triturada (como os níveis certos de água) e parte em gel, mas não cozinhamos para que não perca nutrientes.

      Qualquer dúvida, estamos aqui!

  3. Ola, ja inicie a AN com meus baby, a chia tambem entrou, e foi notorio a mudança, minha beagle estava com uma inflamacao chatinha nos olhos, claro que foi um conjunto de coisas, mas a pelagem dela é outra, os olhos dela esta maravilhoso, tudo mudou nos dois. Sim para AN com chia!! Mas pessoal, procurar um profissional para iniciar a AN e incluir a CHia. Fiz exames nos meus e iniciamos a alimentacao. Parabens pelo artigo.

  4. Ola azeite de chia funciona igual pra cachorro?

  5. Gostei muito pois tenho um bull ingles castrado e sempre esta acima do peso. Faz dieta c raçoes especificas perde dois quilos e volta c engordar c a raçao correta p idade dele. Comecei a diminuir a raçao e introduzir legumes e frutas p ajudar a manter o peso mas ele esta vive faminto. Vou introduzir a chia p ver se ele fica mais saciado e nao peça mais comida do que precisa. Obrigada.

  6. juliana rodrigues
    says:

    Muito obrigada pela matéria. Foi de suma importância! Acompanharei o site! Parabéns

  7. Catiane Lopes
    says:

    Qual seria a posologia? Muito interessante.

  8. Edson Ferreira Costa
    says:

    Muito bem obrigado pela dica !!!!

  9. Muito legal! Pena ver só agora… tenho uma matilha… Rss e duas mais idosas shitsu que estão com diabetes… estarei acrescentando a dieta delas

Leave a Reply

*