Lágrima ácida: Como prevenir e tratar

26 dez, 2018

Lágrima ácida: Como prevenir e tratar

Lágrima ácida: Como prevenir e tratar

Howdy Partner!

Lágrima ácida é um problema chato e as vezes crônico para muitos cachorros. Mesmo que você ache que seu cachorro parece um ursinho panda com manchas escuras ao redor dos olhos, definitivamente, não é bonito e seu cachorro pode estar com sérios problemas de saúde.

Lágrima ácida é geralmente causada por um problema chamado “epiphoria” ou “epiphora” que é a lacrimação excessiva. Este problema cria, geralmente na face, manchas avermelhadas e escuras que são bem difíceis de remover. Epiphora é muito comum em raças como: Malteses, Lhasa Apsos, Shih Tzus e Poodles, e é muito mais óbvia em pelos claros.

Quais os sintomas da Epiphora (Lágrima ácida)?

Os sinais mais comuns associados à Epiphora são:

  • Umidade abaixo dos olhos;
  • Coloração marrom-avermelhada do pelo e pele sob os olhos;
  • Odor;
  • Irritação e infecção da pele;
  • Rosto constantemente úmido.

Entendendo as Manchas

As manchas, causadas pelas lágrimas, aparecem por causa de uma substância chamada Porfirina. Porfirinas são moléculas que contém resíduos de ferro proveniente da quebra dos glóbulos vermelhos do sangue. Geralmente são descartados nas fezes, mas em cachorros também podem ser descartados pela saliva, lágrimas e urina.

Quando lágrimas e saliva contendo porfirinas se acumulam em pelos claros, por qualquer período de tempo, a pelagem ficará manchada e ainda pode ficar pior quando exposta a luz solar direta.

Quando as manchas estão com uma coloração marrom seu cachorro pode estar com uma infecção no rosto causada por fungos. Como a pele está constantemente molhada uma infecção fúngica pode ter surgido e você perceberá porque estas infecções exalam um odor.

Para complicar ainda mais as coisas, alguns cães produzem mais porfirina do que outros e assim têm mais coloração nas lágrimas. Podemos supor que é uma pré-disposição genética ou os níveis bacterianos inatos estão envolvidos, porque certas raças e linhagens podem ser mais propensas a manchas.

O que causa a Epiphora (Lágrima ácida)?

Existem várias possíveis causas que vão desde uma pré-disposição genética a problemas de saúde e condições de vida.

Problemas de saúde

Estas são as causas clínicas mais comuns para a lágrima ácida:

  • Cílios encravados;
  • Infecção nos olhos;
  • Glândulas lacrimais excepcionalmente grandes;
  • Abertura excepcionalmente pequena dos canais lacrimais;
  • Glaucoma ou outra doença ocular;
  • Entrópio (pálpebra invertida);
  • Síndrome braquicefálica;
  • Infecção na orelha;

Antes de você assumir que a lágrima ácida do seu cachorro é um problema corriqueiro é melhor levá-lo ao veterinário.

Condições de vida

A forma que seu cachorro vive, o que ele come e o ambiente que ele é exposto também pode ser a causa do problema. Algumas das causas mais comuns são:

  • Medicamentos;
  • Exposição ao fumo passivo;
  • Dieta de má qualidade;
  • Tigelas de comida de plástico;
  • Stress;
  • Dentição em filhotes;

Como prevenir e tratar Epiphora (Lágrima ácida)?

Se tem uma coisa que eu aprendi sobre lágrima ácida é que é difícil pra cachorro para remover e que só dá para vencê-la se tratarmos da causa raiz. Até uma pré-disposição genética pode ser “desligada” com os cuidados corretos.

Alimentação: O mais importante é você mudar a alimentação do seu cachorro imediatamente. Quanto menos processamento, suplementos sintéticos, corantes e conservantes melhor. Dê preferência à uma alimentação natural de verdade, como a Green Buddy. Evite petiscos desnecessários cheios de milho, trigo, conservantes e outras coisas indigestas que o corpo do cachorro terá que trabalhar dobrado para processar. Pense:  Menos stress para os órgãos de desintoxicação mais fácil de expelir as toxinas que causam problemas de saúde.

Água: Sempre! Sempre! Sempre água potável filtrada e fresca. Nunca! Nunca! Nunca água da torneira, que pode conter impurezas, metais pesados, bactérias, excesso de cloro e flúor (que são tóxicos para cães e gatos), excesso de minerais como ferro que ajudam na formação das porfirinas!

Potes de plástico: Substitua tigelas de comida e água de plástico por aço inoxidável, porcelana ou vidro. Recipientes de plástico podem abrigar bactérias que irão irritar o rosto do seu animal de estimação.

Probióticos: Aumente a saúde intestinal do seu cachorro usando probióticos, você pode encontrar em qualquer petshop (dê preferencia para os de bisnaga e os mais naturais). Introduza na dieta do seu melhor amigo probióticos naturais como iogurte natural sem açúcar. (Fique ligado, em breve iremos postar algumas receitas de probióticos naturais que você pode fazer em casa).

Tosagem: Tose a área onde a pelagem está mais escura e onde pode estar mais vulnerável aos fungos. Mas não faça isso caso você não tenha experiência, procure por um profissional.

Limpeza constante: Limpe o rosto do seu cachorro com prata coloidal, não se preocupe, é completamente segura ao redor dos olhos. Você pode comprar em qualquer loja de produtos naturais. Aplique um pouco de prata coloidal em uma bola de algodão e limpe todo o rosto do seu amigão. A prata coloidal tem propriedades antimicrobianas e ajudará a reduzir infecções fúngicas oportunistas e dermatites úmidas que podem ocorrer nos cantos dos olhos.

Se o seu cachorro ou gato estiver propenso a crostas ou estrias excessivas nos cantos dos olhos, na hora da tosagem peça para raspar os pelos no local para poder limpar eficazmente a pele sob os olhos. Use óleo de coco nas “trilhas” úmidas da pele, onde as manchas de lágrimas se acumulam. O óleo de coco também pode impedir que a pele se torne irritada e inflamada.

Quando há uma infecção cutânea presente, meu oftalmologista veterinário, recomenda a utilização de um shampoo infantil (daqueles sem lágrimas) na pele, duas vezes ao dia, até que a infecção acabe.

O que NÃO fazer ou usar

As coisas que vi sugeridas que não recomendo que você use para tratar manchas de lágrimas ácidas:

  • Passar vinagre de maçã no local da mancha;
  • Leite de magnésia;
  • Peróxido de hidrogênio;
  • Removedor de maquiagem;
  • Qualquer pó cosmético para humanos;
  • Xarope de milho.

Além disso, nunca use colírio humano em animais de estimação, exceto soluções salinas básicas sem aditivos.

Green Buddy – Alimentação Natural Para Cães

Nós acreditamos que cachorro tem que comer o que a natureza tem de melhor! Pensando assim, desenvolvemos uma dieta semanal onde seu cachorro pode variar a alimentação todos os dias para estar sempre saudável. Saiba mais aqui!

 Se você gostou deste texto e achou que foi útil compartilhe com seus amigos. Compartilhar é a melhor maneira de ajudar.

 

Fontes:

https://vcahospitals.com/know-your-pet/eye-discharge-or-epiphora-in-dogs

https://healthypets.mercola.com/sites/healthypets/archive/2014/11/12/pet-tear-staining.aspx

 

 

 

 

Lio Volino

Green Buddy Founder & Blogger. Formado pela UFMG e FGV, mora em São Paulo/SP, ama cachorros, gatos e ornitorrincos. Cansado de perder seus cachorros para o câncer decidiu fazer alguma coisa a respeito.

Deixe uma resposta