Ovo! Bom pra cachorro!

14 jun, 2019

Ovo! Bom pra cachorro!

Existem vários mitos, preconceitos, mi-mi-mis e uma baita injustiça com o ovo! E hoje vamos fazer justiça a esta super fonte de proteína (e outras coisas boas pra cachorro)!

Muita gente me pergunta se ovo faz mal ou se é seguro adicionar a dieta do seu amigão, então vamos lá.

Para começar ovos são um alimento completo e não só para predadores (sim seu cachorro é um predador, continua fofinho, mas ainda assim é um predador), mas também para o pintinho que irá morar dentro do ovo. Pense nisso: dentro de um ovo tem todos os nutrientes para formar um pintinho!

O ovo é uma das mais completas fontes de amino ácidos, além disso, é fonte de:

  • Vitamina A
  • Riboflavina
  • Folato
  • Vitamina B12
  • Ferro
  • Selênio
  • Ácidos graxos 

Mitos, preconceitos e mi-mi-mis

Alguns “Egg haters” cheios de mi-mi-mi dizem por aí que o ovo é cheio de colesterol, que tem o risco da salmonela, que podem causar deficiência de biotina e inibir enzima. Em uma palavra: NONSENSE!

Colesterol

Quantos cachorros você conhece que fizeram alguma ponte de safena? Pois é, nenhum. Isso porque cachorros são uma máquina de processar proteínas (ao contrário de nós humanos). A proteína do ovo é 99% aproveitada! Lobos procuram ovos em ninhos rasteiros e devoram todos que encontram. Estes “Big Brothers” dos nossos amigões sabem das coisas e procuram sempre pelas melhores fontes de nutrientes.

Salmonela

 “Mas tem a salmonela mi-mi-mi, blábláblá…” Seu cachorro já vem equipado de fábrica para lidar com bactérias de alimentos crus, mas é claro que seu cachorro tem que estar saudável. Caso você cozinhe o ovo o risco de salmonela é zero.

“É extremamente improvável que você encontre a salmonela em um ovo intacto, que não está rachado ou quebrado. As estimativas são de 0,005% de chance de encontrar salmonela em um ovo intacto” Kymythy Schultze Especialista em Nutrição

Ovos orgânicos ou de boa procedência raramente virão com salmonela de brinde.

Sabe onde tem ovo bom pra cachorro?

Na alimentação natural da Green Buddy!

Biotina

Sim, claras de ovos contêm avidina que é um inibidor da biotina. A biotina é uma das vitaminas do complexo B que é importante para o crescimento celular, metabolismo de ácidos graxos e boa pele e pelagem. Deficiências de biotina são muito raras e seria necessária uma quantidade extraordinariamente grande de ovos para criar uma deficiência.

Além disso, as gemas são muito ricas em biotina, ou seja, se você dá o ovo inteiro, existem poucas chances de uma deficiência de biotina. Também existem outras ótimas fontes de biotina uma delas é o fígado bovino que já discutimos aqui.

E mais uma vez, ao cozinhar o ovo você elimina este problema.

Mas se você assina a Green Buddy aí que não precisa se preocupar mesmo! Nossa dieta tem a quantidade certa de ovos, fígado e vegetais cheios de vitaminas do complexo B para garantir a biotina do seu amigão!

Enzima

Ovos podem inibir enzimas e ai interferir na boa digestão em filhotinhos ou idosos, é verdade, mas apenas quando ovos são a principal fonte de proteínas o que não ocorre.

É perfeitamente seguro adicionar ovos na dieta diária do seu cachorro, mas fique de olho, se você evidenciar alguma reviravolta digestiva diminua a dose.

E se você cozinhar o ovo também resolve esta questão.

Não vamos esquecer da casca!

Se seu cachorro não come ossos crus como uma fonte natural de cálcio a casca do ovo pode suprir a falta de um ossão!

Dica! Triture as cascas secas em um moedor de café (bem limpo) e misture na comida. Dar uma lavadinha nas casas antes é uma coisa esperta de se fazer.

Se você curtiu este post, por favor, compartilhe com todo mundo! Compartilhar é a melhor forma de ajudar.

 

Green Buddy – best dog food ever

Nós acreditamos que cachorro tem que comer o que a natureza tem de melhor. Em parceria com a Universidade do Colorado (nos Estados Unidos), desenvolvemos um programa onde seu cachorro pode variar a alimentação todos os dias para estar sempre saudável. Saiba mais aqui!

Se você gostou deste texto e achou que foi útil compartilhe com seus amigos. Compartilhar é a melhor maneira de ajudar.

Lio Volino

Green Buddy Founder & Blogger. Formado pela UFMG e FGV, mora em São Paulo/SP, ama cachorros, gatos e ornitorrincos. Cansado de perder seus cachorros para o câncer decidiu fazer alguma coisa a respeito.

3 comments

  1. Ovo é uma das melhores proteinas que existem!!! Sorte dos nossos peludos!!!

  2. Gosto muito das matérias de vocês! O difícil mesmo, é ver um idosinho sofrendo. Como tenho 7 cães e falta de tempo, recorro às rações industrializadas…Mas adoraria poder oferecer outro tipo de alimentação melhor.

    • Obrigado Telma! Ficamos felizes que você esta gostando. Esta é nossa missão (quase impossível) ajudar mais e mais pessoas a darem um vida mais saudável para seus cachorros.

      Sobre os seu 7 cachorros, nos fale mais sobre eles no pelo e-mail contato@greenbuddy.com.br

Deixe uma resposta